Mendonça, herói no Varzim na vitória frente ao Benfica (2-1), na Taça de Portugal, é um gritante caso de uma promessa adiada. O avançado angolano surgiu na equipa principal dos poveiros com tenra idade, na época 2001/02, e não mais saiu do clube, apesar do protagonismo acentuado, sobretudo após a participação de Angola no Mundial de 2006.
«Tive alguns azares na minha carreira», começa por explicar o jogador, alongando o raciocínio: «Tive um problema com doping, em 2004, e acabei por ser prejudicado por essa situação. Fiquei no Varzim mas agora termino contrato e espero conseguir dar o salto esta época. Depois do Mundial apareceram vários interessados, mas nada se concretizou. Espero ter mais sorte agora»
Mendonça passou os últimos dias em confraternização com Mantorras, num estágio da selecção de Angola em Portugal. O jogador estaria longe de imaginar que iria roubar os focos de atenção que indiciam sobre o seu compatriota. «Ainda não consegui falar com o Mantorras sobre o jogo, mas espero fazê-lo amanhã», afirmou.
E agora, para onde corre este Varzim? «Vamos pensar jogo a jogo, agora temos jogo do campeonato, que é importante. Vamos dar os parabéns à massa associativa, que sempre nos apoiaram, espero que as coisas corram bem. É sempre difícil jogar com o Benfica, mas mostrámos porque é que o Benfica não consegue vencer na Póvoa do Varzim há muito tempo», concluiu o jogador.