Luís Filipe Menezes convidou os adeptos do F. C. Porto a celebrarem em Gaia uma possível vitória na Liga Europa, ainda que estendendo a oferta aos bracarenses.

«A Câmara de Gaia está aberta para receber o F.C. Porto e a taça, se ganhar a Liga Europa. Temos as portas abertas para receber o Porto... mas também o Braga», disse o autarca durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da fundação PortoGaia, que gere Centro de Treinos e Formação Desportiva.

A colaboração entre o município de Gaia e o F.C. Porto completa dez anos em 2012, momento em que Menezes quer uma «comemoração condigna» até porque, defendeu, o clube «tornou-se imparável» desde que se deslocou para aquela cidade. «Estamos a caminhar para três décadas de liderança de Pinto da Costa, dez dos quais no centro de estágios em Gaia. Temos um terço da responsabilidade nessa boa liderança», recordou o autarca, afirmando que os portistas são «um exemplo para o país».

O concelho irá acolher a partir de Setembro mais duas escolas: uma do Real Madrid e outra do Manchester United. «O acordo com o Real Madrid é um projecto social, não um projecto de fazer jogadores de futebol, mas um de apoio a crianças carenciadas de bairros sociais da área metropolitana do Porto e Gaia a quem será dada educação cívica, através da formação desportiva», explicou. Já com o Manchester United, trata-se de «um projecto de franchising» em que «representantes em Portugal abrem escolas de acordo com as condições de contrato com autarquias».