Nos últimos dias, o mercado de transferências parece ter aberto as suas portas. Os grandes do futebol português começam a mostrar os novos rostos para atacar a temporada 2014/15.

Em ano de mundial, os primeiros sinais não oferecem enormes garantias para o futuro. Benfica, Sporting e FC Porto escolhem alvos para colmatar lacunas no plantel e preparar o futuro mas sabem que tudo pode mudar nas próximas semanas.

Os clubes estão sujeitos a um aliciamento tremendo das suas principais unidades e a uma saída deverá corresponder uma entrada para a mesma posição, com dinheiro fresco para utilizar.

Pode acompanhar todo o mercado AQUI.

Por agora, o balanço é curto mas chega para abrir o apetite dos adeptos. O Benfica, novo campeão nacional, oficializou a contratação do jovem Pawel Dawidowicz e garantiu, recentemente, o concurso de Candeias (Nacional).

O vice-campeão Sporting perde Leonardo Jardim mas procede desde já a ajustes no plantel. Entre segunda e terça-feira, anunciou as chegadas de Slavchev e Paulo Oliveira. Gerson Magrão, Piris e Welder seguem no caminho oposto.

O FC Porto, anterior detentor do título nacional, prepara a nova temporada com o espanhol Julen Lopetegui e já assegurou três novos rostos para o plantel: o guarda-redes Ricardo, o defesa Opare e o médio Evandro.

Rodrigo e André Gomes a anunciar mudanças na Luz

Após uma época de grande sucesso, com três troféus no panorama nacional, o Benfica espera manter Jorge Jesus e prepara-se para as mudanças anunciadas no grupo de jogadores.

A alineação dos direitos económicos de Rodrigo e André Gomes, em janeiro de 2014, permitiu um encaixe considerável mas deixou o futuro dos atletas nas mãos de Peter Lim. O empresário acaba de comprar o Valência e tem agora um destino provável para a dupla. Garay é outro nome com bastante mercado.

O clube encarnado garantiu um reforço interessante a 26 de abril, embora não o confirme. Daniel Candeias, após uma temporada de grande nível no Nacional, termina contrato com o emblema insular e comprometeu-se com o Benfica. 

 
Nesta terça-feira, as águias oficializaram o polaco Pawel Dawidowicz, ex-Legia Gdansk. O médio defensivo celebrou no mesmo dia o seu 19º aniversário e deve ter como destino imediato a equipa B.

Entre os elementos dos quadros do clube, destaque para as vendas recentes de Alan Kardec ao São Paulo e do jovem Derlis González ao Basileia (Suíça). Por outro lado, surgem ativos como Lisandro López, Ola John, Nélson Oliveira e Pizzi à espera de uma definição. 

Resta outra questão pertinente: a lateral esquerda. Siqueira e Sílvio representaram o Benfica por empréstimo. No primeiro caso, o Benfica tem uma opção de compra no valor de 7 milhões de euros. Irá exercê-la?    

Slavchev, Paulo Oliveira e os jovens da Academia

No Sporting, o processo do treinador tem concentrado grande parte das atenções. A saída de Leonardo Jardim foi oficializada nesta terça-feira. Entretanto, os leões foram resolvendo algumas questões relacionadas com jogadores.

Simeon Slavchev, médio búlgaro de 20 anos, é o reforço menos conhecido para os adeptos portugueses. Jogava no Litex Lovech e já chegou à seleção principal do seu país.

Paulo Oliveira, por outro lado, é um valor bem cotado no futebol nacional após um crescimento sustentado no Vitória de Guimarães. O defesa-central tem atualmente 22 anos.

Para além destes nomes, o Sporting continuará a aproveitar os produtos da sua Academia. João Mário, médio que brilhou no V. Setúbal e esteve nos 30 pré-convocados de Paulo Bento para o Mundial, tem portas abertas para o regresso. Zezinho, após cedência ao Veria (Grécia), deve fazer a pré-época, assim como Wallyson e Ricardo Esgaio, da equipa B.  


De saída estão Gerson Magrão, Ivan Piris e Welder. O primeiro era uma alternativa válida mas o clube não exerceu o direito de opção para prolongar o contrato. Os laterais Piris e Welder estavam no Sporting por empréstimo e partem sem deixar muitas saudades. 

O clube presidido por Bruno de Carvalho continuará a optar por investimentos pouco avultados, a menos que uma pérola como William Carvalho parta neste defeso e deixe largos milhões de euros nos cofres.O dossier Elias foi resolvido no mês passado e, entre os emprestados, apenas o lateral Miguel Lopes pode gerar um encaixe interessante.

Opare e Ricardo antes de Evandro e do mundial 

No Dragão, a questão do treinador está resolvida. Lopetegui prepara a nova temporada e tem naturalmente como alvos jogadores que bem conhece.

Daniel Opare, lateral de 23 anos, terminou contrato com o St. Liège e está confirmado como reforço do FC Porto. Foi treinado por Lopetegui no Real Madrid Castilla e estará no Campeonato do Mundo do Brasil.

O internacional ganês pode jogar nos dois flancos da defesa e oferece assim uma retaguarda a Danilo e Alex Sandro, algo que faltava desde que Fucile foi afastado do plantel. O uruguaio termina contrato e vai abandonar o clube.

Ricardo, guarda-redes que brilhou na Académica, também ruma ao emblema portista. Helton continua a recuperar de lesão e o português tem valor para discutir um lugar na baliza com Fabiano.

Entre os nomes garantidos pelo FC Porto, Evandro será o mais entusiasmante aos olhos dos adeptos. O pai do jogador já confirmou ao Maisfutebol o acordo entre as partes. O criativo do Estoril, atualmente com 27 anos, pode contribuir para a estabilização do setor intermediário dos dragões. 

 
O mercado poderá agitar os grandes e o clube portista não foge à regra. Aliás, Fernando deverá estar mesmo de saída, enquanto Mangala e Jackson Martínez despertam o interesse de vários clubes de topo. Os jogadores que estiveram cedidos também podem garantir um encaixe interessante. Castro já assinou em definitivo pelo Kasimpasa, enquanto Juan Iturbe e Rolando deixaram uma bela imagem no campeonato italiano.