A Confederação da América do Sul (Conmebol) anunciou esta segunda-feira a suspensão provisória do mexicano Héctor Reynoso, defesa do Chivas Guadalajara, que no decorrer de um jogo dos oitavos-de-final da Taça Libertadores simulou estar com gripe suína para intimidar um adversário do Everton do Chile.
O incidente verificou-se na cidade de Viña del Mar, a poucos minutos do final da partida, quando Reynoso se aproximou de Sebastian Penco, tossindo e assoando o nariz, fazendo referência à gripe epidémica que tem assolado o México e que ameaça espalhar-se pelo resto do mundo.
«Esta situação, já por si lamentável, fica ainda agravada pelo risco de uma possível infecção do vírus AH1N1», lê-se no comunicado enviado pela Conmebol à federação mexicana. Reynoso fica, assim, suspenso, até que a confederação receba um pedido de desculpas da parte do jogador num prazo máximo de 72 horas. Depois disso, o comité executivo tomará uma posição definitiva sobre o assunto. O defesa encontra-se também suspenso pelo próprio Chivas.
Recorde o inusitado comportamento de Reynoso neste vídeo: