O Desportivo de Maputo, um dos históricos do futebol moçambicano, viu neste domingo selada a despromoção à segunda divisão. A uma jornada do final do campeonato, o clube onde treinou Eusébio, onde jogou Mário Coluna e onde despontou Maria Mutola perdeu com o Chingale de Tete (1-0) e ficou com o seu destino no Moçambola traçado.

Para o Desportivo de Maputo, que antes da independência se chamava Desportivo de Lourenço Marques, são interrompidos 90 anos ao mais alto nível no futebol do país, com oito títulos ganhos desde 1975.

Foi o clube onde Eusébio treinou, mas onde não ficou por causa de uma lesão, antes de rumar ao então Sporting de Lourenço Marques (hoje Maxaquene), de onde acabou por sair para o Benfica.

Mário Coluna, também ele antigo jogador do Benfica e referência do futebol moçambicano, é um dos símbolos do Desportivo. E também Maria Mutola, a campeã do mundo e olímpica do meio-fundo que chegou ao clube pela mão de José Craveirinha, poeta e também ele ex-atleta.

Quanto ao Moçambola deste ano, o Maxaquene já tinha assegurado o título, faltava saber quem descia. Ao Desportivo juntam-se o Ferroviário de Pemba e o Incomati de Xinavane.