O português Pedro Ramalho venceu este domingo o Open Europeu de jiu-jitsu na faixa castanha, ao derrotar na final Robson Odílio, numa prova que decorreu em Odivelas e que juntou cerca de 3.500 participantes.

Depois de eliminar vários atletas ao longo da manhã, o jovem de 21 anos levou ao delírio os milhares de espetadores que enchiam o pavilhão multiusos de Odivelas, ao vencer na final dos atletas de faixa castanha o brasileiro Robson Odílio, conquistando um título pela segunda vez consecutiva na competição, mas em categorias distintas, uma vez que em 2015 se sagrou campeão em faixa roxa, a terceira da hierarquia.

Em declarações à agência Lusa após a final, Pedro Ramalho mostrou-se feliz por conquistar o primeiro lugar no ano de estreia na faixa castanha.

«Estou muito feliz, este é o melhor sentimento do mundo. É o primeiro ano na faixa castanha, foi muito difícil, mas felizmente consegui. O público foi incrível, se não fossem eles não tinha metade da força e só posso agradecer por todo o apoio que me deram», afirmou.

Já Nelson Pontes, português que em 2014 foi campeão europeu e mundial na modalidade na faixa castanha, no primeiro ano na faixa preta não teve a mesma sorte, perdendo na meia-final devido a uma lesão no joelho, que o deixou visivelmente triste, mas confiante de que vai voltar «ao mais alto nível».