O velocista jamaicano Asafa Powell, antigo recordista mundial de 100 metros, foi suspenso por 18 meses pela Comissão antidopagem jamaicana (JADCO), por causa de doping.

A contra-análise confirmou o positivo de Powell e de outros quatro atletas jamaicanos, entre os quais Sherone Simpson, que foi suspensa pelo mesmo período.

Em julho passado, Powell foi notificado de que tinha um resultado de análise positivo (oxilofrina) e ficou de imediato suspenso. Sherone Simpson, medalhada nos Jogos Olímpicos de 2008, argumentou então que o seu resultado poderia dever-se a um complemento alimentar que estava a tomar.

O caso foi tornado público no mesmo dia em que o norte-americano Tyson Gay, segundo mais rápido de sempre em 100 metros, anunciou que também ele tinha sido controlado positivamente. A agência norte-americana (USADA) confirmou o caso, sem especificar a substância.

Powell só pode voltar a competir em dezembro deste ano, já que a sanção conta a partir de julho do ano passado, altura em que foi suspenso.