Os Cleveland Cavaliers estabeleceram sexta-feira um novo recorde de «triplos» marcados num só jogo na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao acertarem 25 na vitória por 135-130 no reduto dos Atlanta Hawks.

Kyle Korver, antigo jogador dos Hawks, foi o autor do 25º triplo, que permitiu aos «Cavs» superarem os 24 que os Houston Rockets haviam conseguido há menos de três meses, a 16 de dezembro, face aos New Orleans Pelicans (122-100).

Em Atlanta, os detentores dos título estiveram a vencer por 25 pontos, mas, a pouco mais de um minuto do fim, apenas lideravam por um, segurando o triunfo, o 42º em 60 jogos, graças a Kyrie Irving (43 pontos) e LeBron James (38).

Irving marcou cinco «triplos», em oito tentados, enquanto LeBron acertou seis de 10, sendo que Korver, Channing Frye, Derrick Williams e Richard Jefferson (todos com três acertados) e Iman Shumpert (dois) também contribuíram para o novo recorde da NBA.

Em termos coletivos, os Cleveland Cavaliers acertaram 25 de 46 «triplos» tentados, o que dá uma percentagem superior a 50 por cento (54,3).

Na equipa da casa, destaque para os 36 pontos, um novo recorde de carreira, de Tim Hardaway Jr. e os 27 pontos e 10 ressaltos de Paul Millsap.

Em relação aos outros jogos, destaque, uma vez mais, para Russell Westbrook, que falhou por uma assistência o 31.º ‘triplo duplo’ da época, mas realizou mais uma ‘enorme’ exibição, no desaire dos OKC na casa dos Suns (118-111).

Westbrook terminou o encontro de Phoenix com 48 pontos, 17 ressaltos e nove assistências, tornando-se o nono jogador da história, e o primeiro desde Kobe Bryant, em 2002, a marcar 40 ou mais pontos em quatro jogos consecutivos.