Os Los Angeles Lakers anunciaram esta quarta-feira a contratação de Magic Johnson para presidente das operações relacionadas com basquetebol.

A antiga glória da NBA regressa a 'casa' e a um clube onde viveu alguns dos momentos mais altos da carreira, assumindo um dossier complicado e que vai exigir bastante trabalho certamente.

«É um sonho tornado realidade regressar aos Lakers com estas novas funções. Faço parte deste clube desde 1979 e sou um apaixonado por ele. Irei fazer o que puder para construir uma cultura de vitória dentro e fora do recinto. Temos um grande treinador e bons jogadores jovens. Vamos trabalhar sem cessar para fazer dos Lakers novamente campeões da NBA», afirmou Magic Johnson ao site do clube.

Depois de um período de claro predomínio na NBA, com títulos e alguns dos grandes nomes que a competição já conheceu, os Lakers atravessam agora um período de reconstrução, com o plantel a ser composto maioritariamente de jovens, de talento, mas ainda assim jovens.

Ainda que as expectativas não fossem elevadas para esta época, a equipa de Los Angeles teve um péssimo arranque de época, mas paulatinamente o treinador Luke Walton foi conseguindo potenciar os pontos fortes da jovem equipa.

A contratação de Magic Johnson pode ser vista como uma tentativa de os Lakers consolidarem o projeto, que passa claramente pela aposta em jovens jogadores, mas também fazer crescer o 'franchising' até ao nível alcançado anteriormente.