Os Milwaukee Bucks bateram na última madrugada o recorde da NBA (liga norte-americana de basquetebol) de mais triplos num jogo, ao marcarem um total de 29 em Miami, aos Miami Heat, os vice-campeões em título, no maior triunfo fora da sua história (144-97). Foram doze jogadores diferentes a fazerem triplos, o que também é um recorde.

Dois dias depois de só marcarem nove lançamentos longos, em 38 tentados (18,4 por cento), num desaire em Nova Iorque, os Bucks acertaram 29 em 51 (56,9 por cento), num registo ímpar da competição para o qual contribuíram doze dos treze jogadores utilizados.

Jrue Holiday marcou seis, Donte DiVicenzo cinco, Khris Middleton quatro, Brook Lopez três, DJ Augustin, Bryan Forbes e Jordan Nwora dois e Bobby Portis, Thanasis Antetokounmpo, Pat Connaughton, DJ Wilson e Sam Merrill contribuíram com um.

O recorde, que pertencia aos Hoston Rockets, com 27 triplos face aos Phoenix Suns, a 7 de abril de 2019, foi batido a 6.07 minutos do fim, quando Sam Merrill marcou o 28.º dos Bucks, colocando então o resultado em 131-86.

O único jogador utilizado que não inscreveu o seu nome no recorde foi Giannis Antetokounmpo, o Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA nas duas últimas épocas, que falhou os dois tentados e acabou com apenas nove pontos, depois de 108 jogos consecutivos na casa das dezenas.

Middleton, com 25 pontos, e Jrue Holiday, com 24, lideraram os Bucks, que nunca tinha triunfado fora por 47 pontos, tendo superado por oito o triunfo por 39 conseguido em Nova Iorque, a 10 de abril de 1987.

Pelos Miami Heat, que igualaram a sua segunda pior derrota da história, o melhor marcador foi Tyler Herro, com 23 pontos, num embate que Jimmy Butler falhou, por lesão.

Nos outros jogos da ronda, destaque para os Orlando Magic, que somaram o quarto triunfo, em quatro jogos, ao vencerem por 118-107 no reduto dos Oklahoma City Thunder, com 28 pontos e 10 ressaltos de Nikola Vucevic e 11 pontos e 10 assistências de Markelle Fultz.

Os Magic e os Atlanta Hawks (3-0), que «folgaram», são agora as únicas equipas cem por cento vitoriosas, já que os Indiana Pacers (111-116 na receção aos Boston Celtics) e os Cleveland Cavaliers (86-95 perante os New York Knicks) perderam ao quarto jogo.

A incrível série de triplos dos Bucks: