Numa reedição da final de 2016, Pablo Carreño Busta bateu esta tarde o compatriota espanhol Nicolas Almagro para garantir lugar na meia-final do Estoril Open.

Setenta minutos bastaram para o primeiro cabeça de série impor-se com os parciais de 6-2 e 6-4. O encontro começou com uma hora e 20 minutos de atraso, devido à chuva.

Em campo, o número 21 da hierarquia mundial garantiu dois «breaks» no primeiro «set». O segundo parcial teve mais emoção, mas Almagro voltou a pagar cara a sua inconstância e não repetiu o desfecho do ano passado, que conjugou a primeira final 100 por cento espanhola no torneio português desde 2001.

Carreño Busta vai agora defrontar o compatriota David Ferrer, que venceu o norte-americano Ryan Harrison e garantiu desde logo a presença de um tenista espanhol na final.

O número 31 da hierarquia mundial precisou de 72 minutos para vencer o encontro por 6-4 e 6-0. Recorde-se que Harrison, número 52 do ranking ATP, tinha chegado aos quartos-de-final sem jogar a segunda ronda, depois da desistência do argentino Juan Martín del Potro.

Os dois jogadores só se encontraram numa ocasião. Foi em 2014 e Ferrer venceu na primeira ronda de Wimbledon.