A capital italiana está prestes a deixar cair a candidatura aos Olímpicos de 2024, depois de Virginia Raggi, recém-eleita presidente de Roma, ter considerado que uma candidatura de Roma seria um ato de «irresponsabilidade».

Em declarações à imprensa, a autarca remeteu a deliberação final para a assembleia da cidade, que irá votar contra ou a favor a decisão.

Segundo a Associated Press, Virginia Raggi tinha agendada uma receção ao presidente do Comité Olímpico Italiano, mas não terá comparecido.

Recorde-se que Roma já tinha desistido antes de uma candidatura aos Jogos de 2020 por razões financeiras. «Estamos a pedir ao povo de Roma e de Itália para assumir as dívidas. Não devemos apoiar isso», referiu a edil.

O nome da cidade que vai acolher os Jogos Olímpicos de 2024 vai ser conhecido em setembro de 2017, numa votação que terá lugar em Lima, capital do Peru.

Refira-se que Boston (Estados Unidos) e Hamburgo (Alemanha) já se retiraram da corrida para os Jogos Olímpicos de 2024. Mantêm-se de pé as candidaturas de Paris (França), Los Angeles (Estados Unidos) e Budapeste (Hungria).