Alzain Tareq tem apenas 10 anos, mede um metro e 30 centímetros, é do Bahrein e é a nadadora mais jovem no Mundial de Kazan 2015, ao lado de atletas nascidas entre 1987 e 2001.

Isto porque, ao contrário do Comité Olímpico Internacional (COI), a Federação Internacional de Natação (FINA) não exige uma idade mínima para competir.

Na manhã desta sexta-feira, Alzain Tareq já participou nos 50 metros mariposa, não conseguiu bater o recorde pessoal e ficou em último, mas ficou satisfeita porque, afinal, estreou-se na competição como sendo a mais nova e nadou ao lado de atletas seniores: «Estou muito feliz. Foi realmente fantástico.»

O seu recorde é de 41,12 segundos, enquanto o recorde mundial é de 24,43 e pertence a Sarah Sjostrom. Hoje, fez os 50 metros mariposa em 41,13 na prova liderada pela recordista que precisou de 25,43 segundos para os fazer.

Ainda assim, claro, Alzain Tareq recebeu elogios das adversárias e revelou que tem causado espanto na competição: «Primeiro perguntam-me o nome e a idade, respondo-lhes e ficam surpreendidos. Depois questionam: como é que estás aqui a nadar?»

A jovem nadadora compete desde os sete anos, treina cinco dias por semana, duas vezes ao dia e é a nadadora mais rápida do Bahrein, por isso já revelou que gostava de participar «nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016».

Mas, para já, e depois de no sábado nadar os 50 metros livres, tenciona apenas voltar a ser a criança que é: «Quero ir para o parque aquático brincar.»