O tenista espanhol Rafael Nadal prepara-se para entrar em ação no torneio ATP 500 de Barcelona e, dois dias após a eliminação arrasadora no Masters 1000 de Monte Carlo, o jogador de 32 anos abordou o último ano e meio da carreira, revelando que houve muitas variações que oscilaram as prestações nos courts.

«Nos últimos 18 meses tive demasiadas paragens, demasiados altos e baixos não tenísticos, porque o nível de jogo foi fantástico. Este ano voltei a ter mais problemas e é difícil encontrar um ritmo e uma continuidade», referiu Nadal, citado pelo jornal As, à margem de uma sessão fotográfica, em Barcelona, ao lado do tenista nipónico Kei Nishikori.

Sobre o afastamento ante Fabio Fognini, em Monte Carlo, Nadal considerou que fez «um mau jogo ante um adversário difícil» e considera que a sua forma atual será testada na estreia em solo catalão, esta quarta-feira.

«É algo que saberemos esta quarta-feira. Chego com muita esperança, porque é um torneio muito especial para mim, por tudo o que já consegui aqui.

Nadal já venceu o ATP 500 de Barcelona por 11 ocasiões, as três delas nos últimos três anos.