A Seleção Nacional falhou esta quinta-feira o apuramento para o Mundial de 2017, que se realiza em França: a equipa nacional venceu a Islândia, no Dragão Caixa, por 21-20, num resultado que não é suficiente.

Depois da derrota por três golos de diferença, fora de casa, Portugal precisava de vencer agora por três ou mais golos, para anular a desvantagem inicial. Mas não o conseguiu fazer.

A Seleção Nacional contou com um grande apoio nas bancadas e entrou, também por isso, muito forte no jogo, conseguindo rapidamente uma vantagem que oscilava entre três e quatro golos. Ao intervalo ganhava precisamente por três golos.

Na segunda parte, e golo a golo, a Islândia foi recuperando, até empatar o jogo a 17 golos. Nessa altura, porém, destaque para o guara-redes Quintana, que parou dois remates de sete metros e lançou Portugal para uma vantagem de 20-17.

Estava tudo em aberto nos últimos dois minutos, portanto, mas a Islândia foi mais forte nos instantes finais e conseguiu reduzir para o 21-20 final. Portugal ganha, mas a vitória tem sabor a derrota: a Seleção Nacional falha o Mundial 2017.

Mesmo assim o público despediu-se dos jogadores com um grande aplauso.