Kristina Mladenovic eliminou este domingo a espanhola Garbiñe Muguruza na quarta eliminatória do torneio de Roland Garros, deixando a prova francesa sem a sua campeã.

Muito apoiada pelo público parisiense, a tenista francesa, 13.ª cabeça de série, bateu a quarta pré-designada em três parciais: 6-1, 3-6 e 6-3, atingindo pela primeira vez os quartos de final de um major.

Mladenovic vai discutir a passagem às meias-finais com a suíça Timea Bacsinszky, 30.ª favorita, que bateu a norte-americana Venus Williams, 10.ª cabeça de série, por 5-7, 6-2 e 6-1, e se assegurou que o segundo Grand Slam de 2017 tenha um vencedor inédito.

Nenhuma das oito sobreviventes venceu Roland Garros ou qualquer outro dos quatro grandes torneios mundiais (Austrália, Wimbledon e Estados Unidos, além da etapa francesa) e só a dinamarquesa Caroline Wozniacki atingiu a final da prova norte-americana, em 2009 e 2014.

Wozniacki, 11.ª favorita, bateu a russa Svetlana Kuznetsova, oitava pré-designada e vencedora na terra batida de Paris em 2009, por 6-1, 4-6 e 6-2, marcando encontro com a letã Jelena Ostapenko, que se impôs à australiana Samantha Stosur também em três sets: 2-6, 6-2 e 6-4.

Os encontros referentes à eliminatória anterior – terceira – foram menos propícios a surpresas: a checa Karolína Plísková e a ucraniana Elina Svitolina, segunda e quinta cabeças de série, venceram sem dificuldade a alemã Carina Witthoft (7-5 e 6-1) e a polaca Magda Linette (6-4 e 7-5), respetivamente.