A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou o cancelemento do Open de Israel, marcado para o próximo mês, para Tel Aviv, devido ao conflito latente na Faixa de Gaza.

«Temos pena que o ATP World Tour em Tel Aviv, Israel, não se vá realizar este ano. Infelizmente, não sentimos que temos as condições necessárias para prosseguir dada a situação da região», afirmou o presidente da ATP, Chris Kermode, no site oficial da associação.

«Garantir a segurança dos jogadores, dos adeptos e de todos os envolvidos na organização deste evento é a nossa principal prioridade. Esperamos poder voltar a Tel Aviv para o ano. Entretanto, e muito mais importante, esperamos que a paz regresse à região», acrescentou.

O ATP World Tour 250, que estava previsto ser realizado entre 15 e 21 de Setembro, seria o primeiro grande torneio masculino a ter lugar em Israel desde 1996.

O conflito entre Israel e o Hamas, ativo desde do dia 8 de julho, já vitimou mais de 1.800 palestinianos, maioritariamente civis, e 64 soldados e três civis de Israel.

Também no futebol já foram tomadas medidas para proteger a segurança dos atletas, com a UEFA a proibir a realização de jogos em Israel.