O Leixões vem a Guimarães e a tentação de jogo grande não se esgota no ambiente indomável de uma casa cheia. O cenário é potencialmente muito mais relevante para o Leixões que colecciona manchetes no topo e defende a liderança frente a um V. Guimarães por baixo e a precisar de «oxigénio».
«Será um encontro muito difícil para as duas equipas. Se o Leixões é o primeiro classificado, o Vitória vai encarar a partida com máximo empenho e dar tudo para ganhar e ficar com os três pontos em Guimarães», realça Momha, disposto a encostar o líder à parede.
«O Leixões tem uma boa equipa, o V. Guimarães também e jogamos em casa. Vamos dar o melhor para garantir a vitória», sustenta, face a jornadas pouco abonatórias se olharmos para a classificação do V. Guimarães.

Dito isto, a 11.ª ronda reveste-se de monta importante, antes de duas saídas consecutivas para o campeonato. «Ainda não ganhamos em casa e queremos regressar rapidamente às vitórias já nesta jornada. Estamos a passar um período mais difícil, mas é como em tudo na vida: às vezes há períodos bons e maus. O próximo jogo é importante. O momento é difícil e temos de continuar a treinar forte e a trabalhar bem para conseguir bons resultados», conclui o camaronês.

«Ganhar o melhor ritmo»
Em cena na equipa desde a 8.ª jornada, o defesa-esquerdo destaca que «a titularidade é muito importante para ganhar o melhor ritmo», ainda que o nível das exibições não tenha corrido pelo melhor com o desvio para «central»: «Não fiquei admirado e sinto-me bem a ajudar, até porque no passado já tinha desempenhado a função de defesa-central no Estrasburgo e no Laval. O importante é procurar defender bem», sustenta, encarando as necessidades da equipa com uma tranquilidade muito própria.
«Reconquistar um lugar e fazer parte das opções do treinador é reconfortante. Gosto de participar no jogo», comenta o camisola 29. A disponibilidade de Danilo e Moreno vai permitir a Momha fixar-se na sua posição natural. «Estou mais habituado, é mais fácil», reconhece.
Resguardados para o líder
Sem perder de vista os casos que reúnem mais atenção no momento, João Alves e Roberto voltaram a participar na única sessão de treino do V. Guimarães, desviada do complexo desportivo para o Estádio Dom Afonso Henriques. O médio e o avançado vão dando sinais positivos em resposta às queixas que apresentaram nos últimos dias e afiguram-se recuperados para a 11.ª jornada.
Com os portões fechados, Manuel Cajuda conversou com os seus homens e apurou a estratégia para a recepção ao Leixões.