Reação de José Mourinho, treinador do Chelsea, à morte de Eusébio, em declarações à RTP:

«É uma das grandes figuras de Portugal. E significa para Portugal e para os portugueses, aquilo que significa uma pessoa importantíssima. Eusébio e Amália são grandes senhores de Portugal, continuo a vê-los nessa perspetiva. Acho que são imortais. Todos sabemos o que ele significa para o futebol e em especial para o futebol português».

«Não digo que tenha sido uma inspiração, mas foi uma referência importante, naquilo que foi no futebol, em valores, princípios e sentimentos mesmo depois de terminar a sua carreira»

«Deixa um vazio grande, mas prefiro vê-lo na perspetiva da imortalidade. Eusébio, numa geração completamente diferente, e se se tentasse fazer um paralelismo com o futebol de hoje, estaria ao nível daquilo que são os maiores jogadores de futebol. Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos seria uma coisa assombrosa».

Mais tarde, após o jogo do Chelsea, o técnico português voltou a comentar a morte de Eusébio:

«Para Portugal Eusébio é mais do que um dos melhores jogadores de todos os tempos. Está acima de cores, de clubes, de partidos políticos. Eusébio é Eusébio. Nos próximos dias vão ver o que representa Eusébio para Portugal.»

«Conheço-o desde que eu era criança. Ele jogou com o meu pai na Seleção e enviava-me sempre presentes no meu aniversário, que é um dia depois do meu.»

«A última vez que o vi foi na Ucrânia, durante o Euro. Ele gozou a vida fora do campo. Pessoas como ele nunca morrem. A história não deixa. Deixa um grande legado. Que descanse em paz.»