Um jogador sírio morreu e outros quatro ficaram feridos quando dois morteiros atingiram um estádio no centro de Damasco, capital do país, esta quarta-feira, conta a agência AFP.

O jogador que teve morte imediata chamava-se Yussef Sleiman, tinha 23 anos e jogava no Al-Wathba, equipa da cidade de Homs. Os quatro feridos são jogadores do Al-Nawair, da cidade de Hama, e estavam a preparar-se para um jogo com o Al-Nawair, de Damasco. Os cinco jogadores foram atingidos por estilhaços dos morteiros que caíram junto aos balneários.

A agência governamental SANA atribuiu a culpa dos ataques aos «terroristas», termo utilizado pelo Governo quando se refere aos rebeldes que lutam contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Yussef Sleiman, natural de Homs, uma das cidades mais atingidas pela guerra civil, não foi a primeira vítima entre os desportistas sírios. Há um mês, um homem armado assassinou o selecionador de marcha, medalha de prata nos Jogos Asiáticos.

A guerra civil já provocou mais de 70 mil mortos desde março de 2011 e sessenta dos melhores futebolistas do país estão agora a jogar nos países vizinhos. Apesar de tudo, o campeonato sírio não foi interrompido, mas o Al-Futwa, uma das dezasseis equipas da liga principal, ficou de fora este ano devido à situação instável na cidade de Deir Ezzor.