O Tribunal de Recurso de MotoGP considerou que Marc Márquez já cumpriu a penalização de dupla longa volta ao não participar no Grande Prémio da Argentina e o piloto espanhol está autorizado a competir sem qualquer outra sanção, na sequência do acidente que provocou a queda e o abandono de Miguel Oliveira em Portimão.

O tribunal aceitou o recurso da Honda e anulou o pedido do painel de comissários, que pretendia que o castigo fosse aplicado na corrida de regresso do espanhol.

«O Tribunal considerou que a penalização de Dupla Longa Volta imposta a Marc Márquez pelo Painel de Comissários da FIM MotoGP durante a Corrida de MotoGP de Portugal realizada a 26 de março de 2023 foi cumprida pela não participação do Piloto na Corrida de MotoGP 2023 de Argentina», pode ler-se na nota da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

«Marc Márquez está, portanto, autorizado a competir na próxima corrida em que poderá participar, sem qualquer outra sanção», refere ainda o comunicado.

Diga-se que o piloto espanhol, oito vezes campeão mundial, ainda não recuperou da fratura que sofreu na mão após o acidente com Miguel Oliveira e falhou os três Grandes Prémios que se seguiram.