Miguel Oliveira não cabia em si de contente depois de ter ganho o Grande Prémio de Estíria, na Áustria, com uma dupla ultrapassagem na última curva antes da reta final. «Fizemos história, hoje, para Portugal», afirmou o piloto português da KTM sem retrair a natural euforia do momento.

«Não sei o que dizer, estou muito emocionado. Há tanto que gostaria de dizer. Quero começar por agradecer a toda a gente que acreditou em mim, a começar pela família, a equipa, os patrocinadores, os fãs portugueses, mostrámos que somos os melhores», começou por dizer logo após o triunfo na quinta prova da temporada.

Uma subida ao pódio já seria histórica, mas o primeiro lugar é, de longe, o maior feito da história do motociclismo português. «Fizemos história, hoje, para Portugal. Não podia estar mais feliz por tê-lo conseguido aqui em casa da Red Bull e da KTM», sublinhou ainda o piloto da Tech3.

Miguel Oliveira, que cumpre a segunda temporada em MotoGP, tinha como melhor resultado o sexto lugar no Grande Prémio da República Checa, em Brno, disputado a 9 de agosto último.

O português seguia no terceiro lugar e, na última curva do circuito de Spielberg, aproveitou a despique entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaro (KTM) para reclamar o primeiro lugar.

Miller, que terminou no segundo lugar, felicitou Oliveira, destacando «a importância da vitória do Miguel para Portugal».