José Mourinho está no Senegal para transmitir a sua experiência a técnicos e jovens futebolistas do país. O convite partiu do Étoile Lusitana, clube fundado capitais portugueses e cujo director-geral é Luís Norton de Matos.
O antigo treinador do Chelsea apelou à ambição das promessas do continente africano. «Um jogador como Drogba persegue os seus sonhos e procura sempre ter novos objectivos até ao final da sua carreira. Um jogador africano que chega à Europa não deve ficar satisfeito com o primeiro contrato e os primeiros euros», começou por dizer, em Dakar.
«É necessário continuar a trabalhar, ter outros objectivos, não se satisfazer com o primeiro sonho que costuma ser assinar um contrato profissional. Aprendam a ter novas metas, sejam ambiciosos. Tive a oportunidade de trabalhar sempre com jogadores africanos por onde passei e penso que têm uma boa educação para se adaptarem às sociedades europeias», considerou, recordando o contacto com Drogba, Essien ou Benni McCarthy.
Mourinho acedeu ainda aos apelos locais, destacando um jogador senegalês que o cativou nos últimos anos. «Cada vez que tive o Henri Camara (ndr. actualmente no West Ham) como adversário, estremecia, porque ele é um jogador muito rápido», rematou o técnico português.