O treinador do Real Madrid, José Mourinho, não hesita em «assinar um 1-0 ou um 2-1», no derby da capital espanhola, co o Atl. Madrid.

A equipa de Manzanares não vence o confronto com os «merengues» há 12 anos, mas o técnico português deixa um alerta: «Um dia vencem, quem sabe amanhã [sábado].»

De resto, José Mourinho foi deixando avisos ao longo da conferência de imprensa de antevisão ao derby. «Se as pessoas pensam que vamos vencer por três ou quatro, estão equivocadas, porque se acham que vamos jogar com o Dínamo Zagreb, com todo o respeito, também se equivocam», disse, numa comparação com a goleada infligida ao clube croata, na Liga dos Campeões.

O treinador do Real Madrid rejeita qualquer cenário de euforia, porque, sublinha, o grupo que orienta «tem experiência e já viveu as duas caras do futebol», ou seja, os bons momentos e os maus. «Disse aos meus jogadores que é preciso respeitar o futebol e eles estão preparados para este jogo», acrescentou.

Mourinho foi questionado sobre se havia um pacto de cavalheiros para não golear o Atlético que, segundo a jornalista que colocou a questão, está muito longe do Real Madrid. A resposta foi¿à Mourinho: «Estás a brincar ou a falar a sério? Porque se não é uma brincadeira, não tens resposta.»

O treinador do Atlético, Gregorio Manzano, disse em conferência de imprensa que esperava um jogo «bruto e feio». Como é evidente, o técnico português foi confrontado com esta declaração.

«Para mim, é como ir ao cinema», começou por responder Mourinho. «Se me dizem que o filme é mau, não compro bilhete e se quem me diz isso é o realizado, ainda menos», atirou.

No entanto, Mourinho deixou uma nota de rodapé: «Como treinador respeito a maneira de jogar de todos. Nós, em Valência, começámos ao ataque, mas tivemos de acabar a defender. Se calhar, quem vai dominar é o Atlético, nunca se sabe o que se vai passar, mas a nossa intenção é jogar bem, marcar golos e oferecer espectáculo.»

Falcao «é bom», mas Mourinho prefere outros

O treinador setubalense analisou também o rival. Disse que o Atl. Madrid «tem um grande plantel», embora admita que «dizer que pode lutar pelo título é demasiado, porque a distância não o permite».

Mourinho argumentou, porém, que o Atlético pode «lutar por um lugar na Liga dos Campeões e, com mais tempo de trabalho, pode ser candidato ao título». Nessa medida, espera «um grande rival» neste sábado.

José Mourinho também respondeu a uma questão sobre Radamel Falcao, ex-ponta-de-lança do FC Porto, que no Verão fez correr muita tinta em Madrid. Acabou por transferir-se para o Atlético, mas a possibilidade do Real também foi falada. No entanto, Mourinho prefere outros avançados.

«Tenho Higuaín e Benzema, Falcao é muito bom, como outros jogadores que há no mundo, mas se me perguntarem que ponta-de-lança quero ter na próxima época, eu respondo Higuaín e Benzema», rematou.