A Federação Inglesa já avançou para contactos com o empresário que representa José Mourinho, Jorge Mendes.
De acordo com o que Maisfutebol apurou, depois de uma primeira sondagem indirecta, há cerca de uma semana, foi efectuado um contacto formal.
Além da remuneração que José Mourinho poderá auferir na FA, estão sobre a mesa vários outros aspectos. O treinador português terá feito saber que necessita de diversas condições para garantir sucesso à frente da selecção inglesa.
O fim da história poderá acontecer a qualquer momento, mas a possibilidade de José Mourinho regressar a Inglaterra bem mais cedo do que se esperava é real.
Que saídas?
Quando saiu do Chelsea, José Mourinho deixou clara a intenção de descansar e voltar mais tarde ao trabalho. Uma selecção, nomeadamente a portuguesa, era um cenário que planeava para daqui a vários anos.
Acontece que depois do sucesso no F.C. Porto e no Chelsea, a Mourinho só restam seis ou sete clubes do mais alto nível para prosseguir a sua carreira. E, para já, todos os lugares estão ocupados e ninguém parece disponível para trocar de treinador e atacar o português.
Enquanto esperava, Mourinho viu a Inglaterra ficar fora do Euro 2008, o que precipitou a queda de Steve McClaren. De repente, a possibilidade de dirigir uma das mais prestigiadas selecções do mundo tornou-se real.
Este não era o «próximo passo» planeado por José Mourinho, mas poderá ser uma opção muito válida. Afinal, trata-se de um lugar de grande prestígio e o treinador português terá tempo para preparar com cuidado o apuramento para o Mundial 2010. Maisfutebol sabe que esta opção agrada ao ex-técnico do Chelsea.
Muito apoio
A informação da existência de contactos entre a Federação inglesa e José Mourinho é destaque por toda a imprensa inglesa desta sexta-feira. Entretanto, o treinador português recebeu o apoio de Martin ONeill, que é considerado um dos candidatos mais fortes ao lugar vago de seleccionador da Inglaterra.
A informação de que Mourinho estaria em Inglaterra, ou a caminho, para prosseguir as negociações, começou a circular na quinta-feira. No entanto, Maisfutebol está em condições de a desmentir.
À espera de mais desenvolvimentos sobre o assunto, fica para já o apoio do Martin ONeill, o treinador do Aston Villa, que muitos apontam como melhor opção para o lugar, mas já recusou. «Acho que o José seria uma escolha excelente, é tão simples como isso», afirmou em declarações ao The Times o técnico irlandês, que se cruzou pela primeira vez com Mourinho na final da Taça UEFA de 2003, então ao comando do Celtic.
É apenas o último na longa lista de personalidades britânicas que nos últimos dias manifestaram apoio à contratação de Mourinho. Uma vaga de fundo que não deixa grande margem de manobra a Brian Barwick, o dirigente da FA responsável por encontrar o novo seleccionador.