João Moutinho falou esta sexta-feira pela primeira vez como jogador do Mónaco: fê-lo antes do treino da seleção nacional no Jamor, na preparação do jogo importante com a Rússia, e por isso mostrou pouca vontade de sair do âmbito da equipa nacional. Sobraram apenas breves palavras.

Questionado, por exemplo, se o facto de parecer mais leve e sorridente tem alguma coisa a ver com a transferência milionária para o novo rico do futebol europeu, João Moutinho respondeu que os sorrisos são os mesmos de sempre. «Não tem nada a ver estar mais sorridente», começou por dizer.

«Sempre estive sorridente, essa é a minha forma de estar. Sempre estive sorridente no F.C. Porto, por exemplo. Estou motivado, claro, mas motivado como sempre para ajudar a seleção nacional. Se pude fazer assistências ou golos, tanto melhor, mas quero sobretudo ajudar a garantir a vitória.»

Sem entrar em detalhes sobre a trasferência para o Mónaco, João Moutinho desvaloriza a passagem para um clube milionário e garante com toda a certeza que nada mudou na vida dele. «Está tudo na mesma. A motivação de jogar na seleção nacional continuar igual e é sempre a máxima», referiu.

«É uma motivação máxima tanto da minha parte como dos meus companheiros. É com essa mentalidade que temos de entrar em todos os jogos. Não vamos motivar-nos por irmos para um lado ou por outro, temos de motivar-nos por estarmos a representar as cores da seleção naciona..»

Pelo caminho perguntou-se a João Moutinho pelo F.C. Porto e em particular pela indefinição em torno da renovação de Vítor Pereira. O médio voltou a cortar para canto: o F.C. Porto é passado e só pensa na seleção. «Neste momento não tenho mantido muito interesse nesse sentido», frisou.

«Estou focado na seleção. O que tinha para falar do Vítor Pereira já falei. Espero que possam resolver as coisas e não tenho mais palavras sobre esse assunto.Jorge Jesus no Porto? São assuntos nos quais não tenho interresse. Vou falar apenas na seleção nacional que tem um jogo importante.»