A Itália venceu nesta quarta-feira a Bielorússia por 4-3 em jogo de apuramento para o Mundial 2006, disputado no Estádio Ennio Tardini, em Parma. Os «azzurri» assumiram assim a liderança do Grupo 5, beneficiando da derrota da Eslovénia frente à Noruega.
Num jogo equilibrado, os italianos foram os primeiros a aproveitar um erro do adversário para marcar. Korytho jogou a bola com a mão, o árbitro assinalou grande penalidade e Totti não desperdiçou. O domínio da equipa da casa continuou e o segundo golo não tardaria. Rossi aproveitou uma perdida na área e rematou forte, aumentando a vantagem.
Os bielorussos tardaram a reagir e só depois do intervalo conseguiram responder ao domínio italiano e intensificaram a pressão, chegando ao 2-1 com um remate potente de Romashchenko, que apanhou Buffon desprevenido.
A emoção estava guardada para os 15 minutos finais. Totti fez o 3-1 aos 75 minutos, mas logo a seguir Bulyha viria a reduzir. O capitão da AS Roma teve oportunidade de marcar pouco depois, mas seria Gillardino a fazer o terceiro golo, aproveitando uma defesa incompleta de Khomutovski a um remate de Zambrotta. A um minuto do fim, Romashchenko voltou a marcar. A partida terminaria pouco depois, mas ainda houve tempo para a expulsão de Yaskovich, por acumulação de cartões amarelos.