A cidade de Durban vai acolher o primeiro acto oficial do Mundial-2010, ao ter sido escolhida para o sorteio preliminar da fase de grupos, que se realiza a 23 de Novembro de 2007. O anúncio foi feito esta quarta-feira, pelo Comité Organizador Local (COL), tendo sido escolhido para palco do evento o Centro Internacional de Convenções (ICC) daquela cidade. O sorteio será transmitido em directo para 200 países.
Na conferência de imprensa, o director-executivo do comité organizador local, Danny Jordan, adiantou que o processo de adjudicação dos contratos de construção dos cinco novos estádios e de renovação dos restantes cinco estão todos bem encaminhados, tendo as obras já começado em três: o estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth (Cabo Oriental), o Mbombela, em Nelspruit (Mpumalanga) e o de Durban.
Entretanto, o Comité organizador deixou também um aviso à Cidade do Cabo, alertando para a possibilidade de vir a perder o estatuto de anfitriã caso não resolva o impasse jurídico relacionado com a construção do estádio de Green Point, face às dúvidas relacionadas com o estudo de impacto ambiental. Os estádios terão de ficar concluídos a tempo da realização da Taça das Confederações, entre 14 e 27 de Junho de 2009. As cidades escolhidas para este ensaio-geral serão Port Elizabeth, Bloemfontein, Joanesburgo, Tshwane (Pretoria) e Rustenburgo.