Chile e Equador apuraram-se esta quarta-feira de madrugada para a fase final do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

As duas equipas chegaram à última jornada com três pontos de avanço sobre o Uruguai, na fase de apuramento sul-americana. O empate servia a ambos e temia-se um jogo lento e conveniente.

O que se viu foi bem diferente disso.

O Chile, a jogar em casa, carregou sempre, mas só chegou ao primeiro golo aos 35 minutos, por Alexis Sanchez, que festejou como a foto documenta. Embalados, os chilenos conseguiram o 2-0 logo a seguir, por Medel (38).

Enquanto isso, em Montevideu o Uruguai empatava com a Argentina. Um resultado que se alterou logo no início da segunda parte e que colocava em sério risco o Equador. Naquela altura apenas três golos entre as duas equipas e tudo parecia possível. O Chile atacou sempre e enviou uma bola à barra. Do outro lado, Valência e Caicedo pouco se viam.

No entanto, acabaram por ser eles a encontrar o golo. O extremo do Manchester United pegou na bola ainda antes do meio-campo e foi por ali fora até conseguir o passe que isolou o antigo avançado do Sporting. O golo, a 24 minutos do fim, baralhou o jogo e permitiu a festa dos forasteiros, que finalmente tinham a bola e podiam atacar.

O jogo perdeu algum interesse e chegou suavemente ao momento mais desejado: a festa. Um estádio, duas seleções com bilhete para o Brasil.