Antes de começar a ler, visite esta ferramenta da FIFA.

Na prática, esta ferramenta online permite-lhe calcular, com reduzida dose de erro, o próximo ranking da FIFA. Em tempos normais seria apenas uma curiosidade. Até quinta-feira pode divertir-se ali. Nesse dia, provavelmente de manhã, sairá o documento que organizará todas as seleções do mundo, depois das jornadas mais recentes.

Para este feito, o mundo não nos interessa, apenas oito seleções.

O Ranking FIFA determinará a organização das seleções em dois potes, no dia do sorteio (na próxima segunda-feira, pelas 13 horas) para o play-off da zona europeia.

De acordo com as contas feitas, a lista deverá ser organizada da seguinte forma:

Cabeças-de-série
PORTUGAL
GRÉCIA
CROÁCIA
UCRÂNIA

Não cabeças-de-série
FRANÇA
SUÉCIA
ROMÉNIA
ISLÂNDIA

Partindo destes nomes, Maisfutebol foi ver qual o histórico de Portugal com as quatro seleções que podem calhar em sorte no caminho para o Brasil.

FRANÇA
O cruzamento com os franceses não é agradável para os portugueses. O histórico mostra-nos 16 derrotas, cinco vitórias e um empate. A última vitória de Portugal perante a França aconteceu em abril de 1975, em Paris. De então para cá, oito derrotas, algumas bem dolorosas. Em 2006, nas meias-finais do Campeonato do Mundo. Em 2000, nas meias-finais do Euro. Em 1984, nas meias-finais de outro Campeonato da Europa. Podíamos continuar, mas é demasiado doloroso, não acha?

SUÉCIA
Portugal também não tem vantagem nos jogos com os suecos. Tudo somado, seis derrotas, seis empates e apenas três vitórias. Único ponto positivo: o último desaire com estes nórdicos altos e loiros aconteceu no já distante ano de 1984. De então para cá, cinco empates e duas vitórias lá no frio.

ROMÉNIA
Com os romenos a história é mais agradável, mas mesmo assim nada que permita grande tranquilidade. No total, cinco vitórias, quatro derrotas e dois empates. Portugal derrotou a seleção romena em 2000, durante o Europeu, no que foi o último encontro entre as duas seleções. A derrota mais recente com este adversário aconteceu no Porto, em 1998.

ISLÂNDIA
A história com os homens da ilha gelada é fácil de contar: apenas dois jogos, com duas vitórias portuguesas, ambas recentes. Em 2010 triunfo por 2-1 na Islândia. Em 2011 outra vitória, desta vez por 5-3.

[artigo original: 04h28]