Os seis estádios do painel de 12 do Mundial-2014 que ainda não estão prontos têm exatamente três meses para concluir as respetivas obras.

Isto porque a FIFA impõe ao Comité Organizador Local a entrega dos 12 estádios que vão acolher partidas para a Copa até ao final de dezembro.

Na reta final dos trabalhos, quatro desses seis recintos mostram que dificilmente vão conseguir cumprir o prazo: Arena da Baixada, Arena Pantanal, Arena Amazônia e Beira-Rio. Estes quatro estádios têm índices de execução entre 79% e 83%.

Os outros dois (Arena Corinthians e Arena das Dunas), estão na ordem dos 90%, pelo que tudo indica que irão conseguir estar prontos até ao final de 2013.

A maior frente de trabalho em execução nesses estádios é a montagem da cobertura.

A construção da cobertura da Arena da Baixada é a mais atrasada, ainda na fase de instalação das vigas principais e secundárias. No Beira-Rio, 15 das 65 folhas metálicas estão completamente montadas.

No Arena Pantanal, a montagem da cobertura está em andamento apenas atrás das futuras balizas, com seis peças instaladas. Em Manaus (Arena Amazônia), quase metade das peças em «X» foram colocadas. No total, são 72 peças, que são montadas no chão, na parte externa do estádio.

O cronograma imposto pela FIFA prevê a realização de eventos-teste nos seis meses que antecedem o Mundial. Recorde-se que os outros seis estádios tiveram conclusão até abril/maio, de modo a acolherem partidas da Taça das Confederações, que decorreu entre 15 e 30 de junho.