*Enviado-especial ao Brasil

Autocarros e quase 30 automóveis. Uma autêntica caravana laranja deu um colorido diferente às ruas de Salvador no dia de um dos mais apetecíveis jogos da fase de grupos: Espanha-Holanda, reedição da final de 2010.

Em aparente maioria, os holandeses vão fazendo a festa numa altura em que ainda faltam várias horas para o início do jogo, agendado para as 20 h de Portugal, 16h no Brasil.

A caravana tem uma razão de ser. Vários adeptos holandeses encetaram uma iniciativa a que deram o nome de «Orange Thophy» e que visava ligar Roterdão a Salvador de automóvel.

Leia:  Galicia EC, o clube mais espanhol do Brasil

Na verdade esta é uma espécie de competição não oficial e nem é inédita. Mas o resultado foi pleno. Em Salvador, os cerca de 30 automóveis, que atravessaram o atlântico em contentores até Nova Iorque e de lá seguiram para o Brasil, juntaram-se a vários autocarros com os adeptos que chegaram de avião.

A festa foi grande e promete prolongar-se pelo final do jogo, seja qual for o resultado. Afinal de contas, está agendada para esta noite, no Pelourinho, centro histórico da Cidade, um autêntico «Carnaval Laranja».

São esperados cinco mil pessoas nessa festa que só um resultado negativo contra a Espanha poderá tornar um pouco mais azeda. E, ainda assim, arriscamos dizer que não muito…