Titular no campeão alemão Bayern e na selecção canarinha durante a Taça das Confederações, Dante tem a possibilidade de repetir a titularidade neste Mundial. Central experiente, só chegou ao topo da carreira aos 30 anos, o que não deixa de ser um dado interessante. Depois de um 2013 recheado de conquistas, tanto ao nível do clube como da selecção, Dante entra em 2014 com o estatuto de central titularíssimo de um dos melhores clubes do Mundo.

Como central tem qualidades notáveis, que vão desde o bom jogo aéreo até à saída de bola, revelando bastante acerto ao nível do passe, tanto curto como longo. Esta época, porém, ficou associado, juntamente com Boateng, a algumas falhas defensivas graves do Bayern, do meu ponto de vista mais consequência de erros estruturais do que individuais.

Em suma, Dante é um defesa-central completo, fisicamente disponível e com boa presença, se bem que por vezes exponha um pouco as suas costas, sobretudo quando nos momentos de transição defensiva. Ainda assim, diria que é um jogador com nível para ser titular nesta selecção, sobretudo tendo como companheiro um defesa tão sóbrio e eficaz como Thiago Silva.

Por Francisco Sousa
Todos os textos em Futebol do Mundo