Ao 11º dia do Campeonato do Mundo vai ficar concluída a segunda ronda da fase de grupos, com um jogo do Grupo G logo a abrir, às 13h00, com a Inglaterra a defrontar o Panamá e a tentar acompanhar, desde já, a Bélgica, para os oitavos de final, antes do embate final os Diabos Vermelhos.

Esta segunda jornada fica depois completa com os dois jogos do Grupo H, com os vencedores da primeira ronda, Japão e Senegal, a lutarem por mais uma vaga nos «oitavos». Mais ao final da tarde, pelas 19h00, Polónia e Colômbia também dão tudo para manter as respetivas ambições intatas.

Com Rússia, Uruguai, França, Croácia já apurados para os oitavos, este domingo podem também seguir em frente a Inglaterra [e por arrasto a Bélgica], bem como um eventual vencedor do Japão-Senagal. Podemos, assim, partir para a última ronda já com sete seleções apuradas para a próxima fase.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Inglaterra-Panamá (Grupo G)

13h00, SportTV1

Estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod

Árbitro: Ghead Grisha (Egito)

A Inglaterra tem os oitavos de final à vista depois de se ter estreado com uma vitória sobre a Tunísia (2-1). Uma vitória logo a abrir, o que já não acontecia desde 2006. Um jogo determinante para a equipa de Gareth Southgate que pode garantir a qualificação para a próxima fase antes de defrontar, em teoria, o adversário mais complicado do grupo, a Bélgica. Em sentido contrário, o estreante Panamá, depois da derrota diante dos belgas (0-3), está obrigado a surpreender o Mundo para poder continuar em prova. De qualquer forma, a conquista do primeiro ponto ou mesmo do primeiro golo já pode ser motivo de festa para Los Canaleros.

Saiba mais sobre a Inglaterra e sobre o Panamá

Equipas prováveis:

INGLATERRA: Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire; Kieran Trippier, Ruben Loftus-Cheek, Jordan Henderson, Jesse Lingard, Ashley Young; Marcus Rashford, Harry Kane.

PANAMÁ: Jaime Penedo; Roman Torres, Fidel Escobar, Michael Murillo, Eric Davis; Gabriel Gomez, Anibal Godoy, Armando Cooper, Edgar Barcenas, Jose Luis Rodriguez; Blas Perez.

Japão-Senegal (Grupo H)

16h00, SportTV1

Arena Ekaterinburg, em Ekaterinburg

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)

Japão e Senegal estão a uma vitória dos oitavos de final depois de se terem estreado com triunfos neste Mundial. O Japão surpreendeu a Colômbia com um triunfo por 2-1, enquanto o Senegal bateu a Polónia pelo mesmo resultado. A seleção nipónica terá conseguido um dos resultados mais surpreendentes da primeira ronda, ao bater a favorita Colômbia de Cuadrado, James e Falcao, num jogo atípico em que a equipa sul-americana ficou reduzida a dez logo a abrir o jogo, na sequência da expulsão de Carlos Sanchez. A verdade é que a equipa comandada por Akira Nishino fez uma exibição consistente e conseguiu anular a boa reação dos cafeteros. O Senegal, por seu lado, procura repetir o feito de 2002 quando deixou a França pelo caminho para chegar aos oitavos de final. Pormenor curioso: o Senegal nunca perdeu um jogo na fase de grupos numa fase final.

Saiba mais sobre Japão e Senegal

Equipas prováveis:

JAPÃO: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Gen Shoji, Yuto Nagatomo; Makoto Hasebe, Gaku Shibasaki, Genki Haraguchi, Shinji Kagawa, Takashi Inui; Yuya Osako.

SENEGAL: Khadim Ndiaye; Moussa Wague, Salif Sane, Kalidou Koulibaly, Lamine Gassama; Ismaila Sarr, Alfred Ndiaye, Idrissa Gane Gueye, Sadio Mane; Mame Diouf, Mbaye Niang.

Polónia-Colômbia (Grupo H)

19h00, RTP e SportTV1

Arena Kazan, em Kazan

Árbitro: Cesar Artur Ramos (México)

Jogo de tudo ou nada para estas duas equipas que desiludiram na primeira ronda e que têm agora a oportunidade de voltar à luta com um jogo inédito em Mundiais. A Polónia, depois dos terríveis erros cometidos diante do Senegal, deverá promover algumas alterações na equipa, mas vai direcionar, mais uma vez, o seu jogo para Robert Lewandowski. Uma dependência sustentada pela estatística: desde o Euro2016 que os polacos não vencem um jogo sem, pelo menos, um golo do avançado do Bayern Munique.

Na Colômbia também haverá certamente mudanças na equipa, a começar por Carlos Sanchez, que foi expulso no jogo com o Japão. Além disso, James Rodríguez, que começou o primeiro jogo no banco, também deverá agora jogar de início para dar mais poder de fogo aos cafeteros.

Saiba mais sobre a Polónia e Colômbia

Equipas prováveis:

POLÒNIA: Wojciech Szczesny; Kamil Glik; Michal Pazdan, Lukasz Piszczek; Maciej Rybus, Jacek Goralski, Grzegorz Krychowiak, Bartosz Bereszyniski; Kamil Grosicki, Piotr Zielinski, Robert Lewandowski.

COLÔMBIA: David Ospina; Santiago Arias, Cristian Zapata, Oscar Murillo, Johan Mojica; Abel Aguilar, Wilmar Barrios; Juan Cuadrado, James Rodriguez, Luis Muriel; Radamel Falcao.

Os perfis dos 736 jogadores

O histórico dos Mundiais