A Alemanha venceu nesta quinta-feira a Irlanda do Norte por 3-1, na penúltima jornada do Grupo C de apuramento para o Mundial 2018.

A precisar de apenas um ponto para garantir o apuramento para a fase final, a Alemanha não fez por menos e manteve a invencibilidade no grupo.

Em Belfast, o marcador mexeu logo aos 2 minutos, com Sebastian Rudy a abrir as hostilidades com um golaço do meio da rua.

Rudy apontou o golo mais rápido da Alemanha numa fase de qualificação para um Mundial desde o tento de Andreas Brehme frente à Checoeslováquia (1'), em 1985.

O segundo dos visitantes surgiu ainda no primeiro tempo, com Sandro Wagner, avançado do Hoffenheim, a dar bom seguimento a uma jogada de ataque da mannschaft.

Kimmich fez o 3-0 aos 86' e Magennis apontou o golo de honra dos norte-irlandeses aos 90+3'.

A Alemanha garantiu assim o apuramento para a próxima fase, ao mesmo tempo que segue só com vitórias na frente do grupo, com 27 pontos e apenas três golos sofridos.

A Irlanda do Norte, recorde-se, já tinha garantido uma vaga no play-off, resultado do segundo lugar no grupo.

No outro jogo do grupo, disputado à mesma hora, a Noruega foi dar um «passeio» a San Marino e goleou a frágil equipa da casa por 8-0.

Ao intervalo, os noruegueses já venciam por 4-0, com outros golos de Henriksen (8'), King (15' e 17') e Elyounoussi (40').

O mesmo Elyounoussi abriu as hostilidades no segundo tempo, ao fazer a «chapa-5» aos 48' e o segundo da conta pessoal.

Selnaes fez o sexto aos 59' e Elyounoussi ainda foi a tempo de anotar o hat-trick aos 69'. Linnes fechou a contagem aos 87 minutos.

A Noruega ascendeu ao 4.º lugar, embora já sem hipóteses de lutar pelo apuramento. Já San Marino soma com derrotas todos os jogos da qualificação e detém neste momento um score de 2 golos marcados para 46 sofridos.