Fernando Santos já se manifestou em relação ao grupo de Portugal de qualificação para o Mundial 2018. 
 
O selecionador mostrou-se satisfeito, mas justificou que defrontar a Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra «não é tão fácil como se poderá dizer».
 
«Não há que ficar demasiado preocupado nem aliviado, porque no futebol nada disto acontece. Obviamente fiquei satisfeito por ficar num grupo de seis equipas. É um grupo em que Portugal parte como um dos favoritos, mas isso seria em qualquer grupo», começou por dizer o selecionador nacional, em declarações à FPF.
 
«Não é tão fácil como se poderá dizer. A Suíça tem evoluído muito; a Hungria está em fase de crescimento, tem treinador novo e tem muita ambição - convidaram-me para selecionador e sei a aposta forte que há; as Ilhas Faroé pensarão que não é muito forte, mas venceu a Grécia nos últimos dois jogos; a Letónia, conheço bem, não são jogos fáceis, sobretudo em casa; e a Andorra é obrigatório ganharmos», analisou.
 
Conhecido o grupo, Fernando Santos disse que antes do sorteio o objetivo já era o mesmo: «O objetivo é sempre estar presente na fase final do Campeonato do Mundo.»
 
Mas antes de se começar a jogar o apuramento para o Mundial, joga-se em França o Campeonato da Europa e por isso o treinador português admitiu: «Agora estou preocupado, no bom sentido, com o Europeu.»