Siga os jogos AO VIVO

O Paraguai será o adversário de Portugal ou Espanha nos quartos-de-final do Mundial. Os sul-americanos derrotaram esta terça-feira o Japão, por 5-3, após desempate nas grandes penalidades, e garantiram a sua vaga na próxima fase.

Paraguai-Japão, 0-0, 5-3 g.p (crónica)

Depois do 0-0 que se registou no tempo regulamentar e de futebol muito mal jogado, o nulo manteve-se no prolongamento. Com quatro minutos jogados no período complementar, o «benfiquista» Óscar Cardozo entrou para o lugar de Roque Santa Cruz. Nos penalties, o japonês Komano atirou à trave e falhou a terceira oportunidade da sua equipa. Com o marcador nos 3-2, Valdez fez o 4-2. Honda assinou com classe o 4-3, mas foi o pontapé certeiro de Cardozo que permitiu aos paraguaios festejar a vitória.

Agora, é tempo de virar todas as atenções para o Espanha-Portugal, na Cidade do Cabo.

Espanha-Portugal, 19h30

O duelo ibérico é dos jogos mais aguardados dos oitavos-de-final. Frente-a-frente estarão duas das melhores equipas do mundo. A Espanha, campeã da Europa em título, ocupa o segundo lugar do ranking e Portugal está em terceiro.

A formação lusa e o país vizinho cruzam-se pela primeira vez em fases finais do Mundial. Portugal levou a melhor sobre a Espanha no último encontro disputado entre as duas equipas. Foi na fase de grupos, do Euro-2004. Nuno Gomes marcou o único golo da partida, que teve lugar no Estádio José Alvalade.

A tradição parece estar a favor da equipa das quinas. Nos últimos 30 anos Portugal perdeu apenas uma partida frente aos espanhóis. Foi em 2003, num jogo de preparação para o Europeu organizado em território luso.

Xabi Alonso, que sofreu uma lesão no tornozelo, integrou o último treino sem limitações. Mas Vicente del Bosque não poderá contar com Albiol, que se lesionou na perna direita.

Rúben Amorim é baixa certa para o jogo no Estádio de Green Point. Mas Duda e Danny estão em dúvida.

Veja calendário do Mundial

Todas as notícias do Mundial