Após a sessão que decorreu este domingo na Choupana, o técnico do Nacional, Manuel Machado, divulgou a lista de convocados que vai estagiar no hotel existente no complexo nacionalista. Assim, face às lesões de Halliche e Miguel Fidalgo, o líder alvinegro apenas procedeu a duas alterações nos eleitos. Fabiano e Igor Pita são as novidades, continuando de fora por opção Bruno Amaro, ele que foi o herói da equipa na primeira jornada frente ao Leixões, ao apontar dois golos.
Não restam dúvidas em relação ao «onze», isto apesar de algumas alternativas testadas durante a semana. Assim, Manuel Machado irá fazer regressar à titularidade Edson Sitta e face à ausência de Halliche por lesão, Felipe Lopes será o seu natural substituto. Mas em relação ao sistema a adoptar, o técnico não abre o jogo. Durante a semana testou um 3x5x2, com algumas mudanças em termos de jogadores, mas no derradeiro apronto, apostou no 4x4x2, tendo até na segunda parte da «peladinha» ajustado a equipa para um 4x3x3, com Fabiano a juntar-se a Nenê e Mateus no ataque alvinegro.
Na conferência de imprensa, Machado não abriu o jogo quanto ao esquema que vai utilizar: «Não vou adiantar grande coisa. A porta esteve aberta e viram que ensaiamos dois ou três modelos com algumas mudanças em termos de jogadores. Os meus jogadores irão saber quem vai jogar e vocês, alguns minutos antes do jogar começar, também o irão saber. Mas em relação aos sistemas tácticos, estes têm a importância que têm. A dinâmica ao longo da partida é que pode ser decisiva e por vezes nem isso, pois um lance individual com eficácia pode decidir a partida».
Quanto ao «derby», Machado foi categórico: «Um derby é sempre de resultado imprevisível. Espero que tenha um ambiente interessante para o futebol, com um grande envolvimento humano».
Confrontado sobre o facto de as duas equipas poderem utilizar o mesmo sistema e encaixarem e com isso o espectáculo vir a perder, Machado foi directo: «Relembro que na partida de solidariedade isso aconteceu e não foi por isso que deixou de haver golos e de se ver um bom espectáculo». Sobre a pressão, o líder alvinegro considera que «à sétima jornada, a pressão está dos dois lados, embora tenhamos alguns pontos de vantagem e sejamos líderes da Liga». Questionado sobre o que seria um bom resultado: «Pontuar. Ganhando ou empatando, embora em matemática sejam situações diferentes, aqui já será positivo». Em relação aos duelos anteriores, Machado já viveu situações distintas: «Há três anos, ganhei 2-1 na Choupana e perdi nos Barreiros».
Lista de convocados: Bracalli e Douglas;Patacas, Maicon, Felipe Lopes, Alonso, Nuno Pinto e Igor Pita; Cléber, Luís Alberto, Edson, Juninho, Rafael Bastos e Ruben Micael; Fabiano, Mateus, João Aurélio e Nenê.