* Por Sérgio Freitas Teixeira

No espaço de duas semanas, o Nacional mede forças com o FC Porto e com o Benfica. Depois da derrota no Dragão por 2-0, no caminho dos alvi-negros estão, este domingo, os campeões nacionais e atuais líderes da tabela.

«Demos uma boa imagem contra o FC Porto e espero repetir a boa exibição, mas com um resultado diferente. Desta vez queremos somar pontos, embora tenhamos consciência do elevado grau de dificuldade que temos pela frente», confessou o treinador do Nacional, Manuel Machado, sublinhando a vontade de conquistar um bom resultado frente à equipa de Jorge Jesus.

«O importante é fazer pontos. E não entramos derrotados, nem pouco mais ou menos. Mal estaríamos se pensássemos assim», realçou o técnico, apontando as naturais diferenças entre as equipas: «O Benfica é a equipa mais experiente, nós somos a mais jovem do campeonato. São equipas com perfis completamente diferentes. Eles jogam para ser campeões, nós jogamos para fugir a uma situação incómoda», analisou.

Sobre o facto de o Nacional jogar em casa e por isso poder ter algum tipo de vantagem por esse fator, Manuel Machado, não acredita que tal tenha influência. E justifica porquê. «O fator casa seria importante mas o estádio deverá estar mais de dois terços colorido de vermelho. Em qualquer sítio que vai, o Benfica tem sempre um grande conjunto de adeptos», salientou o treinador do Nacional, esperando que a equipa continue a evoluir e seja cada vez mais consistente.

Talisca é jogador de destaque do lado da equipa de Jorge Jesus, mas Manuel Machado prefere destacar o coletivo dos encarnados. «Não há um cuidado especial ao Talisca porque o que me preocupa é o coletivo. E o Benfica tem um coletivo muito forte com jogadores com um patamar muito elevado, por isso não me centro na ação deste ou daquele», concluiu.