Dez anos separam os ingleses Radiohead da última vinda a Portugal, quando esgotaram cinco concertos, e o regresso dá-se hoje no encerramento do festival Optimus Alive, o dia há muito esgotado, no passeio marítimo de Algés.

A banda de Thom Yorke e Ed O'Brien atuará às 22:30 e será a razão pela qual grande parte dos 55 mil espetadores comprou bilhete para hoje.

O grupo tem 27 anos e oito álbuns, distintos, que evoluíram da toada pop rock para o experimentalismo da eletrónica, que marcaram o tempo em que foram editados, quer pelo conteúdo quer pela forma como foram recebidos pelo público e pela crítica.

Em Portugal, a atestar pela venda de bilhetes para hoje, o culto em torno dos Radiohead ainda está aceso, embora os tempos não sejam os mesmos desde o sucesso estrondoso do tema «Creep» e do disco «Ok Computer».

A avaliar pelo alinhamento dos últimos concertos, o que a banda trará a Lisboa estará mais centrado no repertório recente, de «Kid A» em diante, até «The king of limbs» (2011), mas sendo um concerto em Portugal há quem espere surpresas.

Afinal, foi em Portugal que a banda há dez anos aceitou tocar «Creep», sabendo-se que tinha banido a canção dos espetáculos ao vivo.

O concerto de hoje em Algés foi um dos primeiros que a banda manteve depois da morte de um dos seus técnicos em junho passado com o colapso de um palco num festival no Canadá.

Antes dos Radiohead, no mesmo palco estarão os portugueses Paus, às 18:30, seguindo-se The Kooks e Caribou.

No segundo palco do festival, já depois dos Radiohead, atuarão The Kills e Metronomy, com a tarefa de manter os ânimos em cima a partir das 03:00. A não perder ainda Mazzy Star, renascidos em 2010, as Warpaint e Miles Kane, um dos elementos dos Last Shadow Puppets.

O palco Optimus Clubbing, que tem sido o espaço da eletrónica, abre-se hoje à nova música portuguesa, com B Fachada, prestes a editar o disco «Criôlo», a Márcia, fechar a digressão do álbum «Dá», Best Youth e Laia.

A sexta edição do festival Optimus Alive termina com uma soma de mais de cem mil espetadores e já com o regresso anunciado para 2013: de 12 a 14 de julho, no passeio marítimo de Algés.

Lusa