Tuning é o título da nova peça de Rodrigo Francisco, um jovem autor de quem a Companhia de Teatro de Almada já levou à cena Quarto minguante. A peça estreia-se no Teatro Municipal de Almada no dia 8 de Abril, às 21.30, com encenação de Joaquim Benite.

O tuning - uma actividade centrada na transformação de automóveis de modo a conferir-lhes uma identidade pessoal - atrai desde os anos 90 um grande número de jovem, sobretudo dos subúrbios.

É um fenómeno social que Rodrigo Francisco - na sequência da sua peça anterior - aproveita para continuar a analisar o mundo juvenil suburbano.

A partir da história de um jovem que se vê forçado a trocar o sonho de ser futebolista por um emprego de aprendiz numa oficina de automóveis, o autor aborda temas de grande actualidade: a marginalidade, a aprendizagem da delinquência, a droga, a ambição da subida a todo o custo, a procura da intensidade e da acção, num mundo sem horizontes onde o que conta é apenas a sobrevivência.

Três jovens actores - Pedro Walter, João Farraia e Rui Dionísio - integram o elenco do espectáculo, que incluiu também os nomes de Teresa Mónica e Paulo Guerreiro. Com cenografia de Jean-Guy Lecat, o espectáculo estará em cena de 8 de Abril a 2 de Maio, de quarta a sábado, às 21h30, e, aos domingos, às 16h00.