A prospeção do FC Porto no Brasil peneirou uma pepita de ouro em Taubaté (São Paulo). Nathan Mendes, de 11 anos, foi o vencedor de um evento organizado pelo departamento dos dragões no Brasil e teve direito a uma viagem inesquecível até ao Estádio do Dragão.

Nathan gosta de ser tratado por Balotelli e tem um talento muito especial. Dos 700 candidatos a uma visita a Portugal, com direito a conhecer Helton, Pinto da Costa e todos os recantos do reino azul e dragão, Nathan foi o que mais encantou os responsáveis pelo FC Porto Brasil.

«Foi bom ser visto pelas pessoas do FC Porto. Conhecemos muita gente, ele conseguiu até conversar com o presidente», explicou Carlos Mendes, pai do pequeno Nathan, ao Lance.

A maior dificuldade, acrescentou o progenitor, foi a língua. «Ele estranhou um pouco. E também me disse que os treinos são muito diferentes», acrescentou.

Nathan joga nos infantis do Taubaté Esporte Clube e fica, a partir de agora, muito bem cotado no radar do FC Porto. Uma eventual transferência só poderá ser efetuada dentro de alguns anos, até por questões legais, mas o primeiro passo para Nathan ser um dia futebolista dos dragões está dado.


Roger (ex-Benfica) observou outros potenciais alvos


A rede montada pelo FC Porto Brasil cobre várias partes do país organizador do Mundial2014. Em Taubaté, onde foi descoberto Nathan, participaram 700 jovens, mas há muitos mais eventos em andamento.

Na capital Brasília, por exemplo, foram analisados 100 participantes, e em Campinas, sede da seleção portuguesa no Mundial, estarão... 2014 candidatos. Um número que não surge do acaso, naturalmente.

O projeto mais recente dos dragões no Brasil é uma escolinha em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Emerson, antigo defesa central de Salgueiros, Paços Ferreira, União Madeira e Santa Clara, é o coordenador do projeto, pensado para futebolistas entre os 5 e os 14 anos.

Roger Flores, ex-jogador do Benfica, esteve presente na apresentação.