A EDP, através da sua participada Naturgás Energia e a Fertiberia, o maior produtor de fertilizantes de Espanha, assinaram um acordo para o fornecimento de gás natural ao centro de produção de Fertiberia que se situa em Palos de la Frontera, em Huelva.

Segundo o comunicado da empresa, o operador energético abastecerá de gás o centro produtor durante aproximadamente dois anos, com um volume total de 6.588 GWh.

«A unidade de Palos de la Frontera é a de maior consumo das duas que a Fertiberia tem a gás natural. O centro abastecia-se até agora no mercado regulado», referem.

Assim, ao sair para o mercado liberalizado, a Fertiberia abriu um processo de negociações com várias empresas comercializadoras, das quais elegeu a oferta da Naturgás Energia.

Esta instalação recebe gás natural em alta pressão e tem um consumo anual previsto para 2008 de 3.558 GWh, o equivalente por exemplo ao total das habitações e comércios de uma cidade de dois milhões e meio de habitantes.

Esta operação enquadra-se na «nova estratégia comercial da Naturgás Energia, que tem como objectivo a intensificação da sua presença em todo o mercado espanhol e a diversificação da sua carteira de clientes», concluem.