O Sporting desloca-se neste sábado à Figueira da Foz sob o espectro de duas derrotas consecutivas. Depois de ter perdido a feijões em Berlim, é certo, os leões voltam à realidade do campeonato para enfrentar um adversário que atravessa o seu melhor momento da época. Aliás, são equipas com ânimos totalmente diferentes aquelas que estarão frente-a-frente.
Os de Alvalade ainda andam à procura de retomar o percurso normal para um candidato ao título - embora já haja quem diga que esse objectivo ficou para trás, como Jorge Jesus e o próprio Inácio -, mas, para os da Figueira, estará em disputa algo à partida impensável: em caso de vitória, os navalistas irão ultrapassar os de Alvalade na classificação! Um salto do décimo para o sétimo lugar da tabela, graças à consequente superioridade no confronto directo, ainda assim à condição.
A Naval está há três jornadas consecutivas sem perder e há dois jogos sem sofrer golos, mesmo sem poder utilizar dois titulares da defesa, Gomis e Daniel Cruz, na última jornada, em Braga, onde os navalistas obrigaram os minhotos a ceder os primeiros pontos em casa.
A chegada de Inácio, campeão pelo Sporting em 2000, deu uma volta à Naval, que só perdeu por duas vezes nos últimos oito jogos. O José Bento Pessoa, aliás, tem sido a fortaleza dos figueirenses, que só conheceram a derrota na estreia do técnico e já vão em três triunfos consecutivos no seu estádio.
O jogo tem ainda o condão de promover o reencontro entre Carlos Carvalhal e Inácio, depois do triunfo dos figueirenses no Funchal (1-2) que ditou o despedimento do técnico agora à frente dos leões. Curiosamente, esse foi o primeiro passo para a recuperação pontual dos verde e brancos da Figueira, à altura (Setembro), penúltima classificada da Liga.
Naval na máxima força, Liedson fortalece leões
Augusto Inácio vai poder utilizar todas as armas na recepção ao leão. Gomis e Daniel Cruz voltam após castigo e sem lesões a lamentar em jogadores titulares, não será por falta de opções que os navalistas deixarão de enfrentar o adversário em pé de igualdade.
Já o Sporting volta a contar com Liedson, depois de ter falhado a deslocação a Berlim. O «levezinho» foi poupado para o campeonato e deve ser a única referência no ataque leonino. Carlos Carvalhal apenas não pode contar com Yannick Djaló e André Marques, lesionados, e preteriu Caicedo e Stojkovic, além da rotação do guarda-redes suplente, com Ricardo Batista a ceder o lugar a Tiago.
Equipas prováveis:
NAVAL
Peiser; Carlitos, Gomis, Diego Ângelo e Daniel Cruz; Lazaroni; Marinho, Godemèche, Hauw e Camora; Kerrouche.
Outros convocados: Jorge Batista, João Real, Zé Mário, Baradji, Davide, Bolívia e Simplício.
SPORTING
Rui Patrício; Abel, Polga, Carriço e Caneira; Miguel Veloso e João Moutinho; Vukcevic, Matías Fernandez e Izmailov; Liedson.
Outros convocados: Tiago, Pedro Silva, Tonel, Grimi, Adrien, Pereirinha, Saleiro e Postiga.