Atlanta Hawks e New Orleans Pelicans agarraram na madrugada desta sexta-feira as últimas vagas nos playoffs da NBA, ao vencerem fora os Cleveland Cavaliers (101-107) e os Los Angeles Clippers (101-105), respetivamente.

Os Hawks vão ter pela frente os Miami Heat, vencedores da fase regular da Conferência Este, enquanto os Pelicans marcam encontro com os Phoenix Suns, primeiros a Oeste.

Em Cleveland, a equipa da casa até esteve melhor na primeira metade e chegou ao intervalo a vencer por 10 pontos (61-51). Na etapa seguinte, Trae Young esteve a bom nível, marcou 32 pontos e conseguiu um total de 38 encontro.

«Deixei ficar mal a minha equipa na primeira parte, falhei alguns lançamentos e estávamos a perder por 10. Sabia que tinha de fazer alguma coisa. Sei a confiança que tenho e limitei-me a fazer as minhas jogadas», explicou o base.

O suíço Clint Capela (sete pontos e oito ressaltos, em 13.28 minutos) lesionou-se na primeira parte e deverá ser baixa para a próxima fase.

O sérvio Bogdan Bogdanovic, com 19 pontos, o italiano Danilo Gallinari (14) e Kevin Huerter (12), foram outras das figuras dos Hawks.

Nos Cavs, que não chegam aos playoffs desde 2018, ainda com LeBron James, estiveram em destaque o finlandês Lauri Markkanen, com 26 pontos, e Darius Garland, com 21 pontos e nove assistências.

Já em Los Angeles, os Pelicans garantiram o triunfo com um parcial final de 31-14, para conquistarem a primeira presença nos playoffs desde 2017/18.

Brandon Ingram, com 30 pontos, seis ressaltos e seis assistências, liderou os visitantes, seguido por 19 pontos de CJ McCollum e Larry Nance Jr. (14 pontos e 16 ressaltos).

Reggie Jackson e Marcus Morris, ambos com 27 pontos, foram os melhores dos Clippers, que não puderam contar com Paul George, em virtude do protocolo da covid-19.

Os playoffs da NBA têm início este sábado, com quatro encontros, o primeiro dos quais opõem os Dallas Mavericks, sem o lesionado Luka Doncic, aos Utah Jazz.

O quadro completo dos playoffs: