O fim de semana «All Star» 2015 da NBA tem (como é hábito) o jogo entre as estrelas do basquetebol profissional dos Estados Unidos como principal e última atração da jornada de vários dias dedicadas á modalidade: o jogo de «basket» entre as seleções das Confederações Este e Oeste.

Este ano não vai ser diferente no espetáculo aguardado e seguido por milhões, mas esta 64ª edição do jogo «All Star» tem desde já previsto um aliciante inédito. Já houve muitos irmãos a cruzarem-se na NBA (mais e 70 vezes) e vários estiveram em simultâneo no jogo. Mas, pela primeira vez, dois irmãos vão defrontar-se fazendo cada um deles parte do respetivo cinco inicial de conferência.

Paul Gasol (dos Chicago Bulls) está na equipa de Oeste que vai começar o jogo «All Star». O seu irmão Marc Gasol (Memphis Grizzlies) está no cinco inicial da seleção de Este. O feito histórico será conseguido pela dupla espanhola de irmãos. Vão defrontar-se como adversários como já o fizeram várias vezes na NBA, vão fazê-lo como nunca o fizeram por escolha dos adeptos da modalidade que votam para a eleição dos cinco iniciais.

Mais velho quatro anos, Pau estará no seu quinto jogo «All Star». Marc vai estar pela segunda vez no fim de semana de estrelas, agora aos 30 anos. O jogador dos Grizzlies confessou, ao site da NBA, a «humildade» que é imposta pela «imensa» carga «simbólica» do acontecimento muito «emocional». O seu irmão também considera este encontro «incrivelmente especial». «É uma honra enorme. Ultrapassa-nos, individualmente, é um momento entusiasmante. Inesquecível, memorável, histórico, como quiserem defini-lo», afirmou Pau Gasol.



Se o mano a mano entre os Gasol é um dos momentos mais aguardados por entre esta parada de estrelas onde estão jogadores como LeBron James e Carmelo Antonhy (Este) ou Stephen Curry e James Hardden (Oeste), as ausências de última hora também marcaram o encontro «All star» deste ano – com especial incidência numa das equipas.

Streve Kerr foi escolhido para treinador de uma das seleções «All Star» no seu ano de estreia como técnico na NBA, o que não acontecia desde 1998, com Larry Bird (na Este), Mas o líder da equipa de Oeste não está a ter uma tarefa facilitada. Kobe Bryant e Blake Grifin deixaram de ser titulares escolhidos pelos adeptos para cartas fora do baralho devido a intervenções cirúrgicas.

Bryant (ausente desta 17ª escolha para o «All Star» – segundo de sempre nestas contas) e Griffin serão substituídos por Klay Thompson e James Harden no cinco inicial. Mas também Anthony Davis foi uma baixa de última hora (devido a mais uma lesão). E, apesar de Dirk Nowitzki já ter sido selecionado como seu substituto entre os selecionados, Steve Kerr ainda não anunciou quem ocupará o lugar de Davis entre os titulares.

Aguarda-se a decisão, como se aguardam os vários momentos de espetáculo de basquetebol que já se vão sucedendo, em crescendo, na cidade de Nova Iorque, até ao ponto alto com o jogo no Madison Square Garden. Deste fim de semana já são também «clássicos» os concursos de perícia, de lançamentos de três pontos, ou de afundanços. Como está prometido para sábado.



É para desfrutar em forma de aquecimento até às 20:30 de domingo em Nova Iorque (quando em Lisboa serão 01:30 já da madrugada de segunda-feira). O jogo «All Star» será difundido via TV para todo o mundo e para milhões de espectadores. In loco, vão estar representantes de 1.800 órgãos de comunicação social sendo 543 estrangeiros. Serão 19 as estações de televisão e rádio que farão a transmissão direta com comentários em línguas que vão desde o português ao mandarim, passando pelo grego.

Tudo pelo amor a este jogo. entre as duas seleções – Este e Oeste – de 12 jogadores cada, resta então a dúvida [á hora de conclusão deste artigo] de quem será o quinto jogador na equipa inicial comandada por Kerr. Os outros dados já são conhecidos.

64º Jogo «All Star» NBA:

CONFERÊNCIA ESTE

Cinco inicial
. Pau Gasol (Chicago Bulls): 50 jogos/18.5 pontos por jogo
. LeBron James (Cleveland Cavaliers): 44 jogos/25.8 pontos por jogo
. Carmelo Anthony (New York Knicks): 40 jogos/24.2 pontos por jogo
. John Wall (Washington Wizards): 54 jogos/17.4 pontos por jogo
. Kyle Lowry (Toronto Raptors): 53 jogos/18.6 pontos por jogo

Reservas
. Paul Millsap (Atlanta Hawks): 53 jogos/16.8 pontos por jogo
. Al Horford (Atlanta Hawks): 52 jogos/15.6 pontos por jogo
. Chris Bosh (Miami Heat): 44 jogos/21.1 pontos por jogo
. Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers): 51 jogos/21.8 pontos por jogo
. Jimmy Butler (Chicago Bulls): 49 jogos/20.4 pontos por jogo
. Kyle Korver (Atlanta Hawks): 53 jogos/12.7 pontos por jogo
. Jeff Teague (Atlanta Hawks): 50 jogos/17 pontos por jogo

Treinador: Mike Budenholzer (Atlanta Hawks)

CONFERÊNCIA OESTE

Cinco inicial
. Marc Gasol (Memphis Grizzlies): 53 jogos/18.3 pontos por jogo
. Stephen Curry (Golden State Warriors): 51 jogos/23.6 pontos por jogo
. Klay Thompson (Golden State Warriors): 50 jogos/22.1 pontos por jogo
. James Harden (Houston Rockets): 53 jogos/27.4 pontos por jogo
. ?????

Reservas
. LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers): 47 jogos/23.6 pontos por jogo
. Kevin Durant (Oklahoma City Thunder): 26 jogos/25.9 pontos por jogo
. Tim Duncan (San Antonio Spurs): 48 jogos/14.5 pontos por jogo
. Chris Paul (Los Angeles Clippers): 54 jogos/17.7 pontos por jogo
. Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder): 39 jogos/25.8 pontos por jogo
. Damian Lillard (Portland Trail Blazers): 53 jogos/21.5 pontos por jogo
. Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks): 51 jogos/18.3 pontos por jogo
. DeMarcus Cousins (Sacramento Kings): 40 jogos/23.8 pontos por jogo

Treinador: Steve Kerr (Golden State Warriors)