Um golo de Hélder Postiga, aos 41 minutos, na sequência de um passe de Jorginho, garantiu ao F.C. Porto a vitória (1-0) no primeiro teste competitivo da temporada, diante do NEC, 13º classificado da Liga holandesa.
Co Adriaanse tinha apontado a necessidade de contar com uma equipa dinâmica e segura no passe, e apresentou um onze inicial em 4x3x3, com cinco caras novas: Sonkaya na defesa, um trio de meio-campo formado por Paulo Assunção, Jorginho e Lucho Gonzalez e ainda o argentino Lisandro Lopez no ataque, onde Postiga tinha também a companhia do regressado César Peixoto.
A resposta foi agradável: se as novidades e o escasso tempo de trabalho não permitiam um futebol muito ligado, o dinamismo da equipa foi constante e permitiu um domínio que só teve tradução à beira do intervalo, num lance iniciado por Paulo Assunção, que Jorginho transformou num passe decisivo para Postiga abrir o marcador. Coincidência ou não, Jorginho e Postiga eram, precisamente, os jogadores em maior destaque numa partida em que também Lisandro Lopez deixou boas indicações.
Na segunda parte, Co Adriaanse passou a testar o plano B, fazendo oito alterações e mudando o modelo de jogo para 4x4x2, com McCarthy e Sokota na frente. O jogo perdeu intensidade e o rendimento da equipa foi menos alto, destacando-se apenas uma oportunidade perdida pelo avançado sul-africano, a dez minutos do fim, isto já depois de o NEC se ter aventurado algumas vezes na área de Helton.
Ficha do jogo
NEC: Babos; Wielaert, Wisgerhof, Ebbinge, Edgar Barreto, Boutahar, Nalbantoglu, Grot, José Valência, Niedzielan e Worm.
Jogaram ainda: Leiwakabessy, Pothuizen, Tininho, Doelen, Prent, Mormon e Emmerik
F.C. PORTO (1ª parte)- Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pepe e Nuno Valente; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Jorginho; Lisandro Lopez, Hélder Postiga e César Peixoto.
(2ª parte)- Helton; Sonkaya, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Lisandro Lopez, Lucho Gonzalez, Ibson e Ricardo Quaresma; McCarthy e Sokota.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador: Hélder Postiga (41 m).