O interesse do Barcelona em Neymar tem sido referido, nos últimos meses, na imprensa espanhola.

No entanto, o menino-prodígio do Santos continua a dizer que fica no Brasil até ao Mundial-2014 e só depois equaciona uma mudança para o futebol europeu.

Este sábado, o jornal «Sport», em manchete, garante que já existe acordo entre Barcelona, Santos e Neymar, no sentido de o jogador se transferir para a Catalunha após a Taça das Confederações, em julho deste ano.

De acordo com aquele jornal desportivo espanhol, a transferência já terá, inclusivamente, sido admitida por um dirigente do Santos e por um dos patrocinadores de Neymar.

Por enquanto, apenas mais uma notícia de jornal, sem qualquer tipo de confirmação das partes eventualmente envolvidas.

No Brasil, os dirigentes do Santos têm mostrado preocupação em blindar contratualmente o jogador, de modo a precaverem-se em relação aos direitos financeiros decorrentes de uma provável mudança milionária de Neymar para o Barcelona.

Falta saber se ela acontecerá já este verão, como garante o «Sport», ou só depois do Mundial-2014, como pretenderá o jogador.

Além de Barcelona, também Real Madrid e Manchester United terão também mostrado interesse, nos últimos meses, na maior pérola do futebol brasileiro.

Em entrevista concedida ao Futebol Brasil a 21 de dezembro passado, Marcelo Teixeira, antigo presidente do Santos (era o líder santista quando Neymar surgiu na base do clube praiano), comentava: «O Neymar é uma exceção, porque tem um salário de 3 milhões de reais no Santos, que lhe permite ir continuando no Brasil, mesmo tendo convites da Europa. Ele gosta muito do clube e quer ficar pelo menos até à Copa do Mundo».