O Maisfutebol desafiou os treinadores portugueses que trabalham no estrangeiro, em vários pontos do planeta, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Leia a apresentação de Nuno Ferreira

«Caros Amigos!!

Neste texto irei abordar o desempenho das minhas equipas no prestigiado torneio de Rockford (a norte do estado do Illinois), onde participaram vários clubes de outros estados.

Em relação à minha equipa sub16 (Feminina), tínhamos feito uma boa campanha na Premier League (terminámos a meio da tabela) onde conseguimos a manutenção na liga mais forte do Wisconsin. Com esta equipa já tinha conquistado o torneio de abertura em New Berlin.

Em Rockford as minhas atletas estiveram ao mesmo nível. Na fase de grupos ganhámos o primeiro jogo por 9-1 frente às SCU Revolution, no segundo jogo batemos a equipa de FCX Red por 4-1 e empatámos o ultimo jogo 1-1 com a BSA Elite. Com estes resultados apurámo-nos para a final, mas infelizmente após 120 minutos, perdemos nas grandes penalidades, ainda assim fizemos um bom torneio e levámos o 2º lugar para o Wisconsin.

A minha equipa de Sub14 (feminino) foi a grande revelação da Premier League, terminámos em 2ºlugar o campeonato e conseguimos a subida aos Nacionais, e já tínhamos ganho o torneio de abertura de New Berlin. Apesar de termos sido afastados da final, fizemos um bom torneio.

Vencemos o primeiro jogo por 1-0 frente à FCB Red, depois perdemos 1-0 com a melhor equipa do Midwest, NSA Rockets (campeãs dos Nacionais), apesar da derrota, a equipa mostrou que pode competir nos nacionais na próxima época.

No último jogo batemos Madison FC por 0 4! Ficamos em 2ºlugar no grupo e terminámos o torneio de cabeça erguida.

Os meus guerreiros Sub13 (masculinos) foram a grande sensação de Rockford, o nosso campeonato na Division 1 no Wisconsin não fora famoso, uma vez que a qualidade da equipa não se ajustou ao nível competitivo da Division 1.

Ficámos em penúltimo e iremos jogar na ¿Spring Season¿ na Division 2, onde iremos surpreender.

Estes rapazes começaram muito mal a época, perdemos muitos jogos no início, e só na parte final da época conseguimos encontrar um ponto de equilíbrio onde as vitórias começaram a aparecer.

Em Rockford, não eramos candidatos a nada, ninguém acreditava nestes miúdos, mas eles superaram todas as expectativas e fomos a única equipa do MK Sirocco que trouxe o troféu desejado para casa.

Batemos no primeiro jogo o FCB Black por 5-3, na segunda ronda goleamos 7-0 a equipa de SW Homer Glen e na terceira ronda batemos a equipa de Freeport Port por 5-2 (resultado surpresa).

Na final, vencemos por 3-0 o Cristal Lake. Esta equipa tem evoluído muito e estou convencido que iremos dominar a Division 2 e construir alicerces para a Division 1 no próximo ano.

Curiosidades neste torneio:

No jogo em que a minha equipa de Sub16 bateu por 9-1 a equipa de Revolution, o árbitro terminou o jogo 15 minutos mais cedo, a pedido do treinador adversário.

Joguei com as raparigas às 7h00 da manha, sob temperaturas muito baixas, o campo completamente branco por causa do orvalho.

Quase todos os árbitros são de origem hispânica neste torneio.

Na próxima crónica irei falar sobre a forma como as equipas como se organizam durante o Inverno.

De Agosto a Novembro temos a ¿Fall Season¿, depois paragem entre Dezembro a Março. A Spring Season começa em Abril e prolonga-se até Junho. Em Julho existem os summercamps e em Agosto recomeça a ¿Fall Season¿. De que forma se trabalha entre Dezembro a Março?? (uma vez que a neve obriga a paragem dos campeonatos)

Qual o mês que os treinadores podem usufruir de férias, perante este cenário?

Na próxima crónica irei tentar explicar como fazemos.

I¿ll see you soon

Nuno Ferreira»