Nuno Gomes pode continuar a jogar futebol, apesar da operação ao menisco. O médico que efectuou a cirurgia ao capitão do Benfica colocou de parte essa hipótese, pelo ponto de vista clínico. António Martins confirmou também que o avançado não regressa à competição «antes de seis semanas» de recuperação.

«O Nuno Gomes foi sujeito a uma artroscopia do joelho esquerdo, para tratar a lesão meniscal interna», disse o clínico, em declarações à Lusa. «Fez-se a remoção parcial do menisco e penso que terá alta hoje (terça-feira) e iniciará a reabilitação funcional logo que tiver alta, a qual será feita no departamento médico do Benfica», explicou António Martins.

O médico declara ainda que o capitão encarnado estará inapto para jogar «entre quatro e seis semanas», mas que o regresso aos jogos «nunca será feito antes das seis semanas».

António Martins foi colocado perante a hipótese de Nuno Gomes, de 34 anos, ter de terminar a carreira devido a esta cirurgia. O clínico foi claro: «Não há razão para isso. O Nuno tem uma lesão meniscal como qualquer cidadão pode ter. Vai recuperar e se quiser continuar a carreira não será isto impeditivo.»

António Martins acrescentou que «o estado da cartilagem pode limitar ou fazer com que o atleta não consiga atingir os níveis anteriores quando chega uma certa idade e por isso decide abandonar a carreira, mas no caso do Nuno Gomes isso está totalmente fora de causa».

O médico já falou com o internacional português, que «está a reagir bem», depois de «no pré operatório ter havido alguma ansiedade, como é normal, já que há sempre incertezas».

«Não consigo estar muito tempo longe do Benfica»

Em declarações à Benfica TV, Nuno Gomes disse que espera «voltar em breve» e que dentro de pouco estará junto dos colegas, no Seixal, onde vai fazer a recuperação.

«Vou estar diariamente com eles, porque não consigo estar muito tempo longe do Benfica», declarou, já depois de ter dito que «uma lesão nunca é bem-vinda», mas que «são ossos do ofício».

artigo actualizado